sábado, março 07, 2009

A Guida não sabe escrever, yo

Paulo Portas disse que Margarida Moreira, nada mais nada menos que a directora regional de Educação do Norte - DREN (sim, aquela que orienta grande parte da vida académica dos vossos filhos), não sabe escrever!
O apontamento veio a propósito de um mail que a sotôra escreveu, que passamos a citar:
«Sendo certo que muitos docentes não se aceitam o uso dos alunos nesta atitude inaceitável, acompanharemos de muito perto a defesa do bom nome da escola, dos professores, dos alunos e de toda uma população que muito tem orgulhado o nosso país pela valorização que à escola tem dado.»
Quando instada (que, por acaso até é uma palavra pela qual nutro especial carinho) a comentar o assunto, a Guida responde prontamente: «Não me pronuncio sobre essas coisas. Acho ridículo».

O que eu quero aqui chamar a atenção não é o facto de a """"senhora"""" não saber escrever ou de não se pronunciar sobre um assunto que lhe diz directamente respeito, mas sim, justificar a sua pronta resposta, que não é do alcance de qualquer mortal que saiba ler ou escrever.
Reparem, se a mulher tivesse que falar sobre o tema, iria optar por uma das seguintes respostas:

a) "Olhe, tenho a dizer que o sr. Paulo Portas está cheio de razão. Não sei escrever, é um facto, e nem faço ideia do que faço neste cargo. Antes de vir para cá, o meu pai falou-me em qualquer coisa a ver com um testo e de repente eu tinha um cargo influente."

b) "O sr. Portas está parcialmente certo. O que se passou é que eu estava a beber uns martini dry no meu gabinete com o staff da direcção e só então me lembrei que tinha que responder ao mail da... de quem mesmo?"

c) "O sr. Portas não tem razão absolutamente nenhuma no que está a dizer. Em que se baseia para dizer que eu não sei escrever? O que é que o e-mail tem de mal?"


Pois... tem mesmo razão. Seria ridículo pronunciar-se sobre "essas coisas".

Sem comentários: