quarta-feira, janeiro 14, 2009

Teste de História

A minha prima de cerca de 13 anos vai ter teste de História e Geografia de Portugal.
Como sempre fui muito bom nesta disciplina, lá estive a ajudá-la no estudo.
Peguei nos livros e nos cadernos da miúda e dei uma vista de olhos ora pelos textos ora pelas figuras, só para ter uma noção do enquadramento histórico.
Ela vai naquela parte do tremor de terra lá para as terras da mouraria e da reconstrução da cidade através dos planos magníficos de Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal, para os mais distraídos). Umas páginas à frente (mas também matéria para o teste) fala das riquezas do Brasil como sendo as jóias, cana de açúcar e os escravos.

Depois desta noite de estudo tenho algumas coisas a dizer.
A minha prima perguntou-me porque houveram escravos e porque todos eles eram negros.
Eu respondi: Porque o pessoal daquela altura era estúpido e não gostava de fazer nenhum e por isso punham outros a fazer as coisas por eles sem lhes pagar. Mas não, não eram só pretos.
Minha prima ripostou: Ai não eram só negros? Eram também os negrinhos não eram?
Minha resposta: Não. Mas isso não sai para o teste.

Mais a frente, continuei a debruçar-me sobre esta parte triste da história portuguesa: a reconstrução de Lisboa. Isso não estava bem como ficou ó Marquês? Tinhas de te armar em esperto e simular que por acaso até és engenheiro e arquitecto ao fim de semana e inventar por aí umas ruelas e prédios.. Foste uma vergonha!

Por outro lado, e o que me dá mais alegria, é ver imagens do Brasil daquela época e ver imagens dos dias de hoje, e ver que com o passar dos tempos as brasileiras estão cada vez mais boas!
Obrigado Pedro Álvares de Cabral!

Sem comentários: