quinta-feira, janeiro 08, 2009

Entrevista

Hoje fui a uma entrevista para um emprego na Optimus.
Passaram-se coisas giras e por isso passo a descrever o que se passou dentro da sala naquilo a que se chama "dinâmica de grupo":
- entrada dos 12 elementos candidatos;
- preenchimento das fichas individuais com os dados dos candidatos;
- 5 minutos a olhar os nossos oponentes nos olhos com cara de mau, altivo e completamente superior a todos;
- entrada da entrevistadora/moderadora/qualquer coisa para o que ela seja paga para fazer;
- apresentação da proposta de trabalho;
- "dinâmica de grupo" propriamente dita: parece que os candidatos se conhecem aos anos. Riem, trocam impressões, debatem, falam, fazem imposições e tornam a argumentar sempre, mas sempre com o olho de esgueira para ver se a entrevistadora está a olhar para nós;
- exercício para entrada na Optimus: "Você está num voo de aproximadamente 5 horas de duração. Sai do ponto de partida as 09:00 horas da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150km e que está em sérias dificuldades. De seguida o avião cai no deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião confunde-se com a areia do deserto. A sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios: 3 bússolas, 100 garrafas de água, 100 óculos escuros, 100 pacotes de sal, 30 canivetes suíços, 1 grande lona cor de areia, 50 cobertores, 1 espelho de maquilhagem, 2 mapas da região e 100 latas de comida. Descreva em poucas palavras a sua estratégia de acção para salvar todos. Enumero por ordem decrescente de prioridade os objectos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sendo o nº1 o mais importante e o nº10 o menos importante".

Posto isto, foi nesta fase e, conhecendo-me como me conheço, que soltei as grandes gargalhadas psicológicas. Porquê? Ora, enquanto ia lendo este texto fui pensando no seguinte:
- "desvio de rota": "terrorismo"
- "desvio de rota de 150km": "uiii.. lá vou eu para a casa branca!"
- "o avião cai no deserto": "tripulantes corajosos enfrentam terroristas e levam o avião a cair no meio do deserto!"
- "A sua missão é salvar todos os passageiros": "Eu?! Porquê eu?! Estamos lá 100!"
- "No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios: 3 bússolas, 100 garrafas de água, 100 óculos escuros, 100 pacotes de sal, 30 canivetes suíços, 1 grande lona cor de areia, 50 cobertores, 1 espelho de maquilhagem, 2 mapas da região e 100 latas de comida. Descreva em poucas palavras a sua estratégia de acção para salvar todos": "Serei eu o MAcGyver e não sei disso? Querem que eu faça o quê com estas bugigangas todas?"


Já agora, deixo aqui um aviso ao senhor do recrutamento da Optimus: "Por favor, veja menos Lost..ok?"

Um abraço e boa vida para si!

2 comentários:

Anónimo disse...

e então sempre ficaste lá a trabalhar?

Che disse...

Elsa, por incrivel que pareça passei a fase final do concurso.
Estava em jubilo a pensar que finalmente os meus problemas económicos poderiam ser resolvidos caso fosse escolhido pelo gerente da loja para onde ia.
Mas, eis que numa bela tarde cinzenta, a menina do recrutamento me ligou e disse algo do género: "O recrutamento foi cancelado pela Optimus".
Eu respondi a esta frase em 2 sitios:
Pela boca: "Ah.. ok."
Na cabeça: "fodaçe!!"

E pronto, continuo teso e com a nacionalidade portuguesa no BI.