domingo, setembro 24, 2006

Noventa por cento

Aqui há uns dias estava a conversar com uma amiga sobre coisa nenhuma e veio à baila o facto de as "lojas de chineses" constituirem cerca de 90% do nosso actual comércio. Ora, o que significa isto? Que em cada dez fachadas de prédios em que existem estabelecimentos comerciais no rés/chão, 9 apresentam-se em caracteres desconhecidos. Isto é verídico! Quem vive no Porto, sabe do que falo e certamente em Lisboa, o cenário não deverá ser muito diferente. Anyway, como não tinha mais nada para fazer (coçar os tomates não conta) pus-me a pensar como seria se esta crescente "invasão" destes nossos queridos amigos de baixa estatura, olhos em bico e pele de tom amarelado, começasse realmente a ganhar uma dimensão apocalíptica! (Podem não acreditar, mas estas frases não têm uma ponta de racismo! JURO!)
Só para vos tentar abrir os olhos para que não volte a ouvir merdas do género "ah, nos chineses é mais barato! 'inda bem que eles têm lojas cá", vou dar-vos um pouco a ideia do que se transformaria o nosso dia-a-dia caso ELES começassem a comprar tudo!:

- O "pingo doce" passaria a ser o "pingo oriental" enquanto que o "Continente" seria muito provavelmente... o " Continente Asiático" (Deus nos livre!!!)
- Aquelas lojinhas que tão bem conhecemos na rua de Sta Catarina, tipo "Pull and Bear" e "Zara" passariam de imediato a "Kung and Fu" e "Zang-li" respectivamente e nas quais a compra de 3 peças de roupa daria direito à oferta de uma espada samurai de gume invertido (para não magoar ninguém)
- E o "McDonalds" e a "Pizza Hut"?! "Jiu-Donald-Zitsu" e "Pizza Fight"?? Já agora os pratos do dia passariam naturalmente a ser "hamburguer de tubarão cru com um toque de saliva de rato" ou ainda "pizza de baço-de-cliente-da-loja-167 acompanhado de pedaços de intestino-de-lutador-de-sumo"!
Hummmm... tasty!

P.S.: Não sei se já reparam, mas ELES começam a utilizar estratégias de markting! (Nem mais inteligentes, nem menos... simplesmente estão a começar a usá-las) Foi impressão minha ou o "restaurante chinês" da rua da Boavista passou a chamar-se "Gastronomia asiática"?

5 comentários:

João Silva disse...

os lutadores de sumo, é mais lá para os lados do Japão... digo eu!

tulipa_negra disse...

aqui em lisboa acontece o mesmo... loja sim loja não, lá estão eles a trabalhar de sol a sol, com aquele ar desconfiado cada vez que alguém entra na loja...
deus nos livre que esse cenário que descreves se torne realidade! (e também não há nenhuma ponta de racismo neste meu comentário, só a enorme preocupação em salvar o comércio nacional!)

Miguel disse...

Tens razão, Joao... peço desculpa pelo lapso. Mas como diria o bom portuga: "É tudo a mesma coisa..." né? lol abrç

Anabela disse...

Dasse! Já me esvomitacei toda só à conta da pizza fight... mas diz lá, inspiraste-te nos foo fighters?

Carminho disse...

este gajo tambem tem piada