quinta-feira, junho 15, 2006

Velhas, a conversa.

Velhas, o elemento da experiência.
Velhas, as senhoras que conversam sobre tudo e mais alguma coisa.
Velhas, um ser humano.
Velhas, as senhoras que falam de toda a gente.
Velhas, os seres que dão razão de ser aos nossos dias.
Velhas, uma verdadeira raça entertainer...

Ontem vi duas velhas.
Eram duas senhoras muito velhinhas que falavam uma com a outra sobre coisas. Coisas variadas. Coisas que nem ao menino Jesus interessam, e por isso estão aqui...

Velha1
Xiça..Hoje a água do cemitério táva fria..!!
(visivelmente irritada)

Velha2
É qué mêmo berdade..eu quando molhei a esponja das flores fiquei assim cas mãos que nem às podiá mechêre..
(a franzir o sobrolho esquerdo como sinal de sofrimento)

Velha1
Já que falastes em flores.. Ó Jacinta... hoje de manha fostes à missa?!

Velha2
Então não!! Apanhei o autocarro eram 8:20..tábá bêre que não ia chegar a tempo..
(Nota histórica: Missa começa as 8:30)

Velha1
Olha..é oubistes o nome da minha mãezinha!?
(Com a lágrima a escorrer no canto do olho direiro)

Velha2
Oubi sim senhora.. Eu taba sentada lá no fundo à beira da pia, mas oubi o abade a chamar por ela..

Velha1
Ah..inda bem atão..é que assim já não bou logo à missa atão..o importante é o terço e a alminha dela ser rezada..
(Com um ar de relaxado, de quem já vai poder passar a tarde no café com as restantes velhas da cidade a tomar o galão e bolinho de arroz)

Velha2
(Com ar de estúpida durante 2 segundos)
Ah..pois pois..Mas olha, e oubi dizer que o filho da Cadilha, o Manel já anda outra vez na droga..já tába tao bem ele..era só tabaco..e olha..

Velha1
Pois..Pois..já bistes?!
(Desprezo...)

Velha2
É verdade, o meu netinho Diogo ontem fez 4 aninhos..

Velha1
Aii já ta tão grande ele... olha e logo vens pá junta?! Ouvi dizer que bão abrir as inscrições pó passeio às termas que ficam lá pó cu de Judas qué muito bom pós ossos..

Velha2
(Com ar de quem desconfia que o cu do judas seja bom para os ossos)
Aii num sei.. Ainda tenho de passar no talho e na lavandaria e na loja do café e ainda tenho dir a casa do meu mais bélho por causa da roupa kêle lá tem pa passar a ferro...
.


Conclusão: Quando saires de casa, nunca percas o contacto com a tua mãe, porque assim ela continua-te a passar a roupa a ferro.

1 comentário:

Anónimo disse...

LOL muito bom!