sexta-feira, novembro 30, 2007

PIDE

Ouvi dizer que anda por aí alguém com ideias de fazer uma série documental sobre a PIDE. A produção desta série está a cargo da RTP, que como é lógico está a tentar conquistar audiências no horário nobre da televisão.
A PIDE tem tudo a ver com grandes séries de sucesso mundial:

- Lost(Perdidos): as pessoas dadas como desaparecidos (geralmente) nunca voltavam a aparecer!!

- Heroes (Heróis): Os agentes da PIDE tinham poderes sobrenaturais, principalmente quando munidos de tacos de basebol, cacetetes, aparelhos de choque, correntes e coisas do género.

- GREY'S ANATOMY (Anatomia de Grey): Os agentes da PIDE conheciam tão bem o corpo humano tal como um médico qualquer, principalmente aquelas partes que deixavam bem marcadas após o tratamento prestado.

- WWE: A novela das crianças de hoje em dia.. Sim, aquela série em que vemos homens musculados a desferirem golpes em outros homens musculados.. só que bem lá no fundo, estes golpes não passam de gestos combinados entre os intervenientes do combate de forma a não se magoarem e a não chorarem que nem uns coninhas em frente às câmaras da televisão.
Tudo nesta série tem a ver com a PIDE excepto os golpes combinados entre agentes e pessoas inquiridas, agente musculado e inquirido musculado (geralmente era algo do tipo "7 agentes franzininhos equipados de cacetetes, coletes à prova de bala, 2 granadas, 1 pistola modelo SALAZAR COMUNO-EXTERMINATION e claro umas botas biqueira de aço bem fofinha para um inquirido bem franzininho ou então bem entroncadinho mas já todo partidinho) e claro a sobrevivência de ambos os intervenientes após o combate!



Acho que sim.. Vamos fazer uma série para honrar estes senhores!!
Já agora, estimados leitores... ficais já saber que enviei um email ao G.W.Bush um email a informá-lo de que estou prestes a começar a filmagem de uma mini-série intitulada de "Saddam, o herói do povo", onde conto com a participação especial de Al-MEdu-Ratmin-Arabi e Budlia-lah-massi (dois experientes bombistas em final de formação) e claro.. com umas armas que fazem "pffff" e libertam umas coisas que põe as pessoas a cair que nem uns tordos!!
A 1ª temporada só sai no próximo mês de Abril de 2008.. tudo por culpa da greve dos argumentistas americanos..

3 comentários:

Anónimo disse...

Na lista só falta mesmo aquele Prison Break protagonizado pelo Álvaro Cunhal em Peniche...

Anónimo disse...

A PIDE poderia ter métodos brutais para os opositores do regime, mas também, quem não deve, não teme.
Tinha pelo menos o mérito de garantir que existia maior segurança nas ruas, ao contrário da bandalheira verificada no pós 25 de Abril (e actualmente), além do respeito pelo hino e bandeira nacional.
Os pretensos defensores da democracia sabem por acaso a letra do hino nacional? Se calhar, mais fácilmente sabem a música que estiver em 1º lugar nos tops! "Hino Nacional? Isso já passou de moda, só os fascistas é que o conhecem!"
Se conhecer a letra do hino do País onde nasci é ser fascista, então sou-o com muita honra e orgulho! E não sou nenhum Velho do Restelo, tenho apenas 40 anos e cada vez mais sinto um desgosto enorme por ver o estado a que Portugal chegou, com desemprego galopante, precariedade no emprego, aumento da criminalidade, insegurança de um modo geral, entre muitas outras coisas. Ah, mas vivemos em democracia e liberdade, em que podemos dizer e fazer tudo o que nos apetecer, tal como insultar e agredir os professores, esses malandros que, imagine-se, até obrigam as crianças a aprenderem! Onde é que já se viu tal coisa, a forçar a criança a ser um pouco mais culta?
Já para não falar nas agressões a polícias, esses sabujos do fascismo de antigamente, que prendem um tipo que estava a roubar ou a matar, como se isso tivesse algum mal! Um gajo já não se pode divertir? E os bófias que perseguem quem vende e trafica droga? Esses então são os piores, que perseguem a livre iniciativa!Como se fosse crime querer arranjar mais umas massas no fim do mês!
Onde é que poderíamos ter tudo isto, no tempo do fascismo?
E talvez não fosse por demais falar na falta de cultura geral que tem a juventude hoje em dia, basta ver os concursos de televisão, para se ver que alguns desses jovens até fazem uma certa gala em demonstrarem com orgulho, uma ignorância enorme de assuntos elementares, além de darem verdadeiros pontapés na Gramática!
Mas ser ignorante é ter o estatuto de ser "o maior" da turma/grupo de amigos/família, daqui que todos procurem atingir esse estatuto, perseguindo-o até com um certo afinco!
Hoje, mais do antes, premeia-se a mediocridade em vez do mérito, e a ignorância, em vez do conhecimento.
Claro que isto dá muito jeito, ter pessoas que não pensam, assim já não podem criticar o sistema, o que é sempre um bom método para controlo de massas.Mas claro, vivemos em liberdade,convém não esquecermos.
Viva a democracia(?)
António Ferreira, Português

Che disse...

Sr. António Ferreira,

Atento nas suas palavras e constato que tem razão na maioria delas e até me atrevo a dizer que tem razão (viva a liberdade de expressão! iupi!)
O propósito do nosso post não era fazer uma comparação entre o antes e o depois, pois essa comparação vem a ser feita desde a criação do blog e com um tom ridiculamente assentado na comédia.
O ensino, a política, a saúde, o futebol entre tantos outros assuntos.. tudo isto tem sido "debatido" aqui no nosso blog!
No campo de "dar uma opinião" ninguém pode (ou não deveria) chamar "velho" a ninguém, pois até um senhor de 100 anos tem direito à sua opinião.
Quando falamos na PIDE, falamos no método brutal que utilizavam para atingir os fins do regime. Está a dizer que quando PSP e GNR agirem da mesma forma Portugal atingirá o bom rumo?! Espero, sinceramente, que não.
Mas, e já que falo na PSP e GNR.. falou na falta de apoio aos agentes de autoridade.. concordo consigo! Mas a culpa de tal acontecer, não é minha, não é sua e nem tão pouco é do meu irmão que se encontra a dormir neste momento.
A culpa é de quem gere o país, logo as leis. E claro, de quem as faz ou não cumprir, pois todos sabemos que as leis estão feitas mas não são para todos.. correcto?
Quanto à juventude..
sou um jovem de 22 anos e tendo a discordar consigo.
De um exemplo não podemos generalizar.
Deveria haver mais formação e mais vontade de aprender por parte dos jovens.. mas tal também tem sido impossível. Experimente vestir umas calças largas, fazer umas rastas e infiltrar-se no meio de uma turma no secundário. Assista então às aulas.. Se ficar cativado por algo a não ser o toque de saída da aula dou-lhe um prémio! Mas claro, como em tudo há excepções.
Há sim, professores dotados para o ensino. Professores que ensinam e sabem como ensinar. Professores que cativam! Alguns deles fizeram-me chegar onde estou hoje. Considero-me um sucesso.
Tenho uma "curta" vida profissional com conhecimentos e valores que me foram passados não só pela família como também pelos professores ao longo da minha vida (primária, preparatória, secundária e universitária).
Acho que sim, tem muita razão em muita coisa que diz mas a solução não é "encostar os bandidos à parede e fuzilá-los a todos".
Roubar foi outro dos temas que abordou.
O tráfico de droga outro que tal.
Tudo bem que muitos o fazem por estupidez e entram nesse mundo sem necessidade... mas já pensou que muitos desses o designado "sistema" não lhes deixou opção?

Pense no que lhe disse.
Pode não ser muito, mas é a opinião de alguém de 22 anos.

Che (Tito Pinto, Português)